Inicial > água, Estados Físicos da Matéria, leite > Porque a água evapora e o leite o leite derrama quando fica quente?

Porque a água evapora e o leite o leite derrama quando fica quente?


*Pergunta respondida no formspring.me/quimicadobruno

Ocorre que a água produz bolhas de vapor que sobem para a superfície e estouram sem encontrar nenhum impedimento no caminho. Já no leite há substâncias, como gorduras e proteínas, que impedem que essas bolhas passem e estourem. Essas substâncias, que correspondem a cerca de 13% do volume do leite, deixam o líquido mais viscoso, o que torna a subida das bolhinhas de água bem mais difícil do que na água pura.

“O calor muda a forma das moléculas de algumas proteínas, que criam um tipo de malha. Com isso ‘segura’ as bolhas de vapor, que não estouram e aumentam de tamanho, fazendo espuma”. Uma dica: Quando mexemos o leite, ajudamos a desmanchar as bolhas e soltar o vapor. Assim ele não transborda. O calor também separa a água da gordura, que sobe para formar a camada intransponível de nata, que se aloja na superfície do leite. Se não for estourada, seu destino só pode ser um: subir junto com o “arrastão” de vapor e transbordar.

Componentes do leite barram a passagem de bolhinhas de água (Erupção láctea)

Água

O calor faz as moléculas de água ficarem agitadas e sair do estado líquido para o gasoso. As moléculas de água gasosa são menos densas do que as moléculas líquidas e, por isso, sobem. Quando chegam à superfície da água, as bolhinhas estouram e liberam o vapor de água no ar.

Leite

1. O leite é composto de várias substâncias, entre as quais gordura e proteínas, além de água. A estrutura molecular mais complexa impede que as bolhinhas de água circulem livremente como na água pura

2. Quando o leite é aquecido, o calor deforma as proteínas, criando uma trama que dificulta a passagem das bolhas de vapor. Já a gordura se acumula na superfície do leite, impedindo que as bolhas de vapor cheguem à superfície

3. Sem conseguir chegar à superfície e estourar, as bolhas crescem de tamanho e formam espuma. O volume da mistura aumenta à medida que mais vapor é produzido no fundo da panela. Se o calor não cessar, o leite não pára de subir e transborda.

  1. 2 de junho de 2010 às 23:01

    (Aluno CME: Rapahel Viana) Olha gostei desta materia falando sobre o leite e agua fiquei surpreso por que eu nunca tinha parado para pensar por que a água evaporava e o leite não. simplismente foi a primeira materia que lí sobre quimica e não fiquei com Sono. Muito Bom!!!

  2. 9 de junho de 2010 às 22:03

    nunca fui fã de leite , mais gostei da curiosidade abordada aqui 😀 não querendo fugir do assunto mais vou fazer uma perguntinha meio besta , A transformação do leite em coalho é um fenômeno quimico ou físico ? :$ por: Elcilene Pessoa (CME)

  3. 10 de junho de 2010 às 19:11

    Gostei da matéria prof muito interessante 😀

  4. 10 de junho de 2010 às 20:32

    Dayanne Melyssa 1°MBCara que interessante.Nunca ia imaginar isso.Mas por que acontece isso?

  5. 10 de junho de 2010 às 20:35

    Dayanne Melyssa CME 1°MBpoxa nunca imaginei isso.Leite é tão ruim, e ao mesmo tempo tão interessante. KKKMas por que acontece isso?

  6. 10 de junho de 2010 às 23:11

    Joaão gabriel 1º B muito interesante mais não entendi muito bem,mas é massa!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: