Inicial > Aquecimento global, Química > Aquecimento Global

Aquecimento Global

Muito se tem falado sobre o aquecimento global, em palestras, estudos, pesquisas, o mundo discute o aquecimento global, mas de onde surge esse aquecimento? O que ocasiona? 

Como observado anteriormente no efeito estufa, o efeito conjunto das substâncias – gás carbônico, clorofluorocarbonetos e metano – pode vir a causar um aumento na temperatura global estimado entre 2 e 6ºC nos próximos 100 anos. A esse aumento chamamos de aquecimento global. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas. O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre. 

Acredita-se que os poluentes citados no efeito estufa são os responsáveis pelo aumento da temperatura média superficial global. O aquecimento global provoca o aumento do nível dos oceanos, com o aumento da temperatura no mundo, provocando futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas, pode ocorrer também o crescimento e surgimento de desertos. O desmatamento das florestas de paises tropicais, o aumento de furacões, tufões e ciclones – o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos – ondas de calor em regiões de temperaturas amenas. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. Estima-se que dentro de 100 anos a calota polar irá desaparecer por completo.  Para minimizar esse aquecimento constituiu-se um protocolo de Kyoto como conseqüência de uma série de eventos iniciada com outras conferências, para reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados como causa do aquecimento global. Sendo proposto um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. A redução das emissões deverá acontecer em varias atividades econômicas. Algumas ações básicas são propostas, dentre as quais citamos: a reforma dos setores de energia e transportes; o uso de fontes energéticas renováveis; limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticas. Se este protocolo for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100. Nada adianta olhar o meio ambiente sem olhar o homem na complexidade de sua sociedade, afinal o melhor para o meio ambiente é que o homem não interferisse tanto nele.

É a química expandida…

by Bruno Leite  (lattes)

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: