Bases

Continuando as funções inorgânicas, vimos que os ácidos são substâncias azedas e que tem diversas aplicações no nosso dia-a-dia. Nesta nova postagem vamos comentar um pouco sobre as Bases.

O que seria uma base?

Segundo Arrhenius , uma base  é qualquer substância que libera exclusivamente o ânion OH (íons hidroxila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de ions H+ sendo considerado base as soluções que têm pH acima de 7. Possuem sabor adstringente e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (popularmente conhecido como leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. 
Outras definições são dadas por Bronsted-Lowry (base é um aceitador de prótons) e posteriormente com Lewis (base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química).
Alguns exemplos de bases:

  • Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH) É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades. É usado na fabricação do sabão e glicerina. É usado na fabricação de sais de sódio em geral. Exemplo: salitre (NaNO3). É usado em inúmeros processos industriais na petroquímica e na fabricação de papel, celulose, corantes, etc. É usado na limpeza doméstica. É muito corrosivo e exige muito cuidado ao ser manuseado. É fabricado por eletrólise de solução aquosa de sal de cozinha. Na eletrólise, além do NaOH, obtêm-se o H2 e o Cl2, que têm grandes aplicações industriais.
  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2É conhecido como cal hidratada, cal extinta ou cal apagada. É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa. É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria.
  • Amônia (NH3) e hidróxido de amônio (NH4OH) Hidróxido de amônio é a solução aquosa do gás amônia. Esta solução é também chamada de amoníaco. A amônia é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante. A amônia é fabricada em enormes quantidades na indústria. Sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico. É também usada na fabricação de sais de amônio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4. A amônia é usada na fabricação de produtos de limpeza doméstica, como Ajax, Fúria, etc.
  • Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico.
  • Hidróxido de alumínio (Al(OH)3É muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.
Os antiácidos são bases simples que neutralizam ácidos (uma reação entre um ácido e uma base é conhecida como uma reação de neutralização). E sobre essa reação entre ácidos e bases trataremos na próxima postagem…

É a química sendo expandida…

Bruno Leite (lattes)

  1. 5 de junho de 2010 às 22:08

    Andrio José da cunha nascimento- aluno CME.BASES:Segundo Arrhenius: uma base é qualquer substância que libera exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila) em solução aquosa.por Bronsted-Lowry:é um aceitador de prótons.por Lewis: base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química.exemplos de bases:.NaOH:Hidróxido de sódio ou soda cáustica,é usado na fabricação do sabão e glicerina..Al(OH)3:Hidróxido de alumínio,é muito usado em medicamentos antiácidos estomacais, como Maalox, Pepsamar.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: